domingo, 7 de fevereiro de 2010

AS EFEMÉRIDES DO ROCK BRASILEIRO

Essa página é dedicada a todas as pessoas que gostam de rock brasileiro e de história. O conteúdo deste blog é resultado de uma pesquisa de quase quatro anos (na verdade ela nunca parou, desde seu início em 1998). Revistas, jornais, livros, discos, internet e cara-de-pau, essa é a bibliografia pesquisada. Cara-de-pau por que em alguns casos tive que ir atrás do artista para tirar dele informações que não encontrava de nenhuma forma e assim consegui, inclusive, dados exclusivos.

A pesquisa se inicia com a gravação do primeiro rock aqui no Brasil em 1955 e vai até 2000, mas é claro que a medida em que os acontecimentos mais marcantes surgem, as efemérides aumentam, o que torna o blog cada vez mais interessante, pois assim a história do Rock Brasileiro, contada aqui em forma de datas, só fica mais rica, mais detalhada. Aqui sigo as regras que criei para mim mesmo, que é deixar mais precisa a informação que vem junto com a data. Não é só a data pela data. Há todo um cuidado por trás dela.

Essa pesquisa é única. Não existe outro blog, site ou qualquer documento que contenha essa coletânea de datas. E se houver, certamente copiou daqui.

Não há histórico, pois atualizo o blog diariamente.

Espero que o número de pessoas interessadas em preservar nossa memória cultural aumente a cada dia. Sem memória não há história. Sem história não há país que sobreviva.

Peço apenas para que seja dado o devido crédito ao blog caso usem ou postem esse material em outros lugares. Valeu!

Paulo Marchetti


PS: JABACULÊ: Leia meu livro O DIÁRIO DA TURMA 1976-1986: A HISTÓRIA DO ROCK DE BRASÍLIA


PS 2011: Infelizmente fui obrigado a mudar a forma de postar as datas. Não mais postarei informações completas e nem todas as datas do dia.