domingo, 7 de fevereiro de 2010

AS EFEMÉRIDES DO ROCK BRASILEIRO

Essa página é dedicada a todas as pessoas que gostam de rock brasileiro e de história. O conteúdo deste blog é resultado de uma pesquisa de quase quatro anos (na verdade ela nunca parou, desde seu início em 1998). Revistas, jornais, livros, discos, internet e cara-de-pau, essa é a bibliografia pesquisada. Cara-de-pau por que em alguns casos tive que ir atrás do artista para tirar dele informações que não encontrava de nenhuma forma e assim consegui, inclusive, dados exclusivos.

A pesquisa se inicia com a gravação do primeiro rock aqui no Brasil em 1955 e vai até 2000, mas é claro que a medida em que os acontecimentos mais marcantes surgem, as efemérides aumentam, o que torna o blog cada vez mais interessante, pois assim a história do Rock Brasileiro, contada aqui em forma de datas, só fica mais rica, mais detalhada. Aqui sigo as regras que criei para mim mesmo, que é deixar mais precisa a informação que vem junto com a data. Não é só a data pela data. Há todo um cuidado por trás dela.

Essa pesquisa é única. Não existe outro blog, site ou qualquer documento que contenha essa coletânea de datas. E se houver, certamente copiou daqui.

Não há histórico, pois atualizo o blog diariamente.

Espero que o número de pessoas interessadas em preservar nossa memória cultural aumente a cada dia. Sem memória não há história. Sem história não há país que sobreviva.

Peço apenas para que seja dado o devido crédito ao blog caso usem ou postem esse material em outros lugares. Valeu!

Paulo Marchetti


PS: JABACULÊ: Leia meu livro O DIÁRIO DA TURMA 1976-1986: A HISTÓRIA DO ROCK DE BRASÍLIA


PS 2011: Infelizmente fui obrigado a mudar a forma de postar as datas. Não mais postarei informações completas e nem todas as datas do dia.

3 comentários:

Iris Sunshine disse...

Confesso que tuas palavras são de uma natureza ímpar.
Dedilhas elas!
O rock nacional é um gênero pelo qual sou extremamente apaixonada e um estilo musical que condiz muito com o que penso, ajo e afins.
Parabéns pelo blog.

Iris

Paulo Marchetti disse...

Obrigado pelas palavras Iris. Venha sempre!
bj

Anônimo disse...

Oi Paulo,tudo bem? Aqui quem fala é Gabriel Barbour. Você se lembra de mim? Eu te liguei um dia desses para comentar do seu livro, "O diário da turma" eu sou amigo do seu sogro. Vou fazer você se lembrar, eu disse que eu havia comprado o seu livro, e que você fizesse o favor de autografar para mim. Se ainda estiver a fim você tem o meu telefone e meu E-mail é esse: gabriel.barbour@hotmail.com e entre também no meu blog www.blogger.com/mceoc- Música, cinema e outras coisas. Desde já agradeço, falou!!!!!!